novela ou romance?

Como já escrevi um texto, com a forma de uma novela (+ 15, 000 palavras) e, ainda me falta, 16 Capítulos para acabar a estória, estava a pensar propor às editoras a sua publicação. Tipo, o primeiro da série. Escrevia, e ganhava algum, JÁ! Eu, ao contrário do LFS, não escrevo bem ‘à primeira’ (por muito que me custe admitir, ainda sou uma m****). Tudo bem. Não sou bom ainda. É, claro, tinha pensado numa revisão a jeito. Com ‘tanto’ escrito não consegui ‘meter’ ainda no texto -- o seguinte;1. dimensões das personagens2. modos de expressão3. o princípio que prepara o fim4. o tipo de avaliação das variações dos temas5. disponibilizar ‘toda’ a informação ao leitor6. trabalhar razoavelmente a) a personagem principalb) a personagem de impacto7. palavrões ...Dei, uma olhadela, aos Autores de FC & F, no http://ficcao.online.pt/enciclopedia/index.html e apercebi-me que, a maior parte das COLECTÂNEAS, e os ROMANCES (se estou errado, corrijam-me!?) foram publicados na Editorial Caminho. (note-se, não tenho nada contra Presença, Gailivro, Europa-América, Cavalo de Ferro, Saída de Emergência (?) ...Mas essas não estavam no lugar da Caminho! (se calhar a Caminho só publica (ou publicou?) ficção cientifica, e não fantasia, e estou eu aqui a dizer bacoradas!). ‘Essas’ (refiro-me às editoras acima mencionadas!) porque são as que publicam romances FC & F (excepto a Gailivro que publica fantasia, e não fc (?)) [in book form, that is! Porque os outros meios também têm o seu valor. É tudo uma questão de ganhar dinheiro, ou não. E o vanity press também faz jeito, se assim for decidido.].) Veio um bocadinho de luz que me disse, pá, então escreve mais uns capítulos da estória até perfazer + 40, 000 palavras, aí já, poderás propor, o texto para publicação. ...Também me disseram, “não há editor que te pague logo. Às vezes, só seis meses depois do livro ter sido publicado, e já estás cheio de sorte...”. EPÁ! P****, isso, já é mau! Conclusão: Se ninguém me disser o contrário -- vou -- trabalhar + 1 mês no seguimento, da novela. E, faço o romance. Quanto ao atraso do carcanhol, é continuar a escrever, até + 40, 000 palavras. Ou seja, escrevo 2 romances, pelo preço de 1. Quer dizer, com o atraso de um pagamento! ; )

Comentários

Mensagens populares