[Sem Assunto]
Há 45 dias que ando com esta ‘dor de cabeça’. Desde então nunca mais escrevi uma única linha no computador, ou seja, o texto do romance não avançou.Porquê?Parece-me que já descobri o problema (ou será o sintoma?), e já o comecei a solucionar ((ou) será o tratamento adequado?).O meu ‘problema’ era um estado emocional que interfere com a escrita tal como a preguiça. ...E um “writer’s block” (desculpem mas não sei a tradução em português desse ‘bicho’!). Resumindo, não conheço as personagens suficientemente bem e sou preguiçoso. E claro, entrei em pânico. [Importante! É preciso notar que durante todo este tempo (45 dias) estive sempre a trabalhar no romance, só que lateralmente. Consultei a pesquisa (as centenas de páginas) que estão em folhas A4 avulsas espalhadas em 13 montes por cima da mesa, vi apontamentos, e reli dois manuais (o ‘Dramatica, A New Theory of Story’ e ‘How to write a Damn good novel’) em zonas específicas, para tentar perceber o «PORQUÊ?».] Só alcancei a ‘solução’ ontem (17.11.05) às 23:52, e, é a seguinte: Tive que dar às personagens um objectivo mais forte -- a paixão dominante, Tive que dar à história o principal objectivo -- a meta.Okay, este ‘problema’ surgiu-me porque a segunda parte do romance começa por, Cena #14 – Capítulo 5-É Dada Uma Questa Ao Protagonista -- Uma personagem não está rotulada ou deseja estar rotulada.O não estar rotulado é dado a conhecer; o protagonista é abordado com um pedido ou ordem; é permitido ao protagonista ir ou é despachado. Pontos de referência da história: Protagonista: Função Informação da Sequência do Enredo: O principal objectivo da história -- Avaliando a significação de rótulo Domínio Geral Temático: Jornada 1 -- Avaliando a significação de rótuloBem, só para chegar até aqui, à compreensão da Cena #14 (à sua função proppiana, e aos pontos de referência da história), foi o pânico total. Não tinha a mínima ‘ideia’ da meta (Goal) (questa ou premissa). E, daí, o ‘problema’ e a dor de cabeça.Mas o problema não ficou por aí... tive que adaptar a Cena #14 a um sistema meu, que já provou ser eficaz, e que me fez escrever a primeira parte do romance. (Chama-se a este sistema ser perfeccionista, e aumentou ainda mais a minha dor de cabeça).E aí segue o sistema sem mais demoras. #DOMÍNIO (ELES) Função do proppUma personagem não está rotulada ou deseja estar rotuladaO não estar rotulado é dado a conhecerO protagonista é abordado com um pedido ou ordemÉ permitido ao protagonista ir ou é despachadoA função do Aeiou é procurar e avaliar o rótulo Codificando o tema da história no domínio geralPersonagens casuais ou incidentes no último plano Enredo (plot sequence)Um projecto de execução exigente (activity)Avaliando a significação de algo (understanding) – STATIC STORY POINTO principal objectivo da história (goal)Aquilo que é pedido (need)A habilidade de alguém baseado no que é permitido (permission)Motivação baseada em falta (deficiency)Curso mais eficiente considerando repercussões (expediency)A significação temática do domínio que está a ser explorado (issue) Qual é a importância do rótulo?Qual é melhor, não o ter ou desejá-lo ter? Avaliando a significação de algo (understanding)Conflito temático (throughline theme)(2) Respostas intrínsecas incondicionadas (instinct) – JULGAR MAIS IMPORTANTE (1) Observações sensoriais (senses) – MUITO NEGATIVO(1) Determinação de possível significação (interpretation)(2) Respostas baseadas na experiência ou treino (conditioning) Jornada 1Ganhar experiência para se obrigar num projecto de execução exigente (gathering information to doing)
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