raça vs. espécie

Acabei de ver no dicionário (2004, porto editora; )) espécie, e raça – eu não sei como é que vocês trabalham, mas eu faço assim: abri o dicionário e vi as definições/significação de ESPÉCIE, li tudo com o lápis 2B na mão, fui lendo, fui lendo e fiz um circulo à volta de “7 BIOLOGIA grupo taxionómico (categoria sistemática) basilar na ciência da classificação, que é um grupo de seres vivos muito semelhantes e capazes de se reproduzir entre si, produzindo indivíduos tão parecidos uns com os outros como os seus progenitores” – fiz o mesmo com RAÇA e pus um circulo à de “3 ZOOLOGIA subdivisão da espécie com uma unidade de constituição hereditária”; (e também pus um circulo em) “4 grupo de ascendentes e descendentes de uma família, de uma tribo ou de um povo, cuja origem é um tronco comum; estirpe; geração; casta”. É assim que eu trabalho e de entre estas três definições aquela que me dá uma imagem maior, mais forte e mais ‘perto’ daquilo que eu quero (que na maior parte das vezes não sei o que é) (reajo instintivamente às minhas sensações!) é: a definição ‘4’ (raça) : ) proveniência, comunicação, cultura ...no estado de criação só me preocupo com ‘Abeyance. Implication. Literalism.’ (fonte: orson scott card, pp. 91-94, how to write science fiction and fantasy, writer's digest books), economia de meios, e satisfação pessoal (gozo; prazer) no que estou a fazer. Quando estou a escrever (depois de muita preparação, estudo, eteceteras...), só escrevo o que me vem à cabeça – depois, quando tiver acabado 1 página, ou uma cena, ou evento, é que faço uns acertos para melhorar o ritmo da narrativa e limpar as incongruências: ( (incongruência “1” falta de coerência ou consistência). A uma página por dia, trabalho três horas. O resto do tempo escrevo-vos, vou à net, e passo pelo meu estúdio, para acabar uma encomenda para uma amiga (estou a ver se me pulo pra cima) (dela), é um óleo sobre tela ‘cores vivas e fortes com predominância de verdes, e laranjas’ pediu-me ela, eu sugeri um retrato dela por cima da matança, da tela, mas fotografias há um problema qualquer que nem vê-las. P.S.- raça vs. Espécie – (hmmm, bom título de trabalho, isto até dava para um tema (conflito!), um plot pra um texto! A ver). Obrigado, antónio martins pela “unha” essa não sabia (a fonética é a mesma que a portuguesa?!)

Comentários

Mensagens populares